Notícias

17h17

COTRIJUI ESTIMULA O PLANTIO DE CANOLA E TRIGO

As culturas alternativas ao trigo devem ganhar ainda mais espaço este ano. A Cotrijui estima uma redução de 30% na área da triticultura, espaço que deverá ser ocupado por culturas como canola, principalmente, e forrageiras, tanto para pastagens quanto para produção de sementes.

A canola será uma das principais alternativas. O engenheiro agrônomo e diretor de produção agropecuária da Cotrijui, Jair Mello, destaca que a cooperativa incentiva essa cultura desde 1980 e vem realizando pesquisas para geração de novas variedades de “colza”, como a cultura era chamada. “Vamos fomentar alguns produtores que já tem tradição na atividade, desenvolvendo projetos viáveis”, afirma Mello. O plantio dessa cultura já inicia-se agora no mês de maio e a tendência de crescimento é de 20% em relação ao ano passado, quando foram cultivadas cerca de 2,5 mil hectares.

Um dos fatores que está estimulando a produção de canola assim como de girassol, que se inicia mais tarde – é a necessidade desses grãos para a produção de biodiesel - vem crescendo.”A canola e o girassol são as melhores culturas para a extração de óleo”, destaca o agrônomo. Por este motivo será incentivada pela Fundacep e pela Cooperativa Central Gaúcha de Leite (CCGL). Existe inclusive o interesse de órgãos internacionais em apoiar a pesquisa na região, por intermédio da Fundacep.

Apesar de uma estimativa de redução de 30% na área, o trigo ainda deverá ser uma opção importante para região, principalmente para a rotação de culturas. “O trigo é uma cultura importante para os produtores que tem um sistema de rotação de culturas implementado”, lembra Jair Mello, destacando que os produtores que rotacionam as atividades conseguem melhores resultados, tanto no trigo quanto na soja. A cooperativa está incentivando a implantação da tecnologia do Trigo Duplo Propósito, cujo plantio inicia agora, no final de abril e início de maio. Essa cultura, já testada em pequena escala no último ano, permite o pastejo por um período de 30 a 40 dias e após a colheita dos grãos. Em 2005 a área de trigo caiu na região de abrangência da Cotrijui de 90 para 60 mil hás.

Compartilhe

COTRIJUI ESTIMULA O PLANTIO DE CANOLA E TRIGO
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil