Notícias

15h27

MANEJO ADEQUADO DE DOENÇAS NAS LAVOURAS DE SOJA REDUZEM PERDAS

As doenças que atacam as lavouras são um dos principais fatores que limitam a produção de grãos. Isto porque elas acarretam perdas de áreas foliares e diminuição da produtividade, como explica Carlos Alberto Forcelini, professor de Agronomia da UPF (universidade de Passo Fundo).

Neste ano, há risco da ferrugem asiática aparecer de forma intensa. E ela merece atenção devido aos altos prejuízos capaz de ocasionar, quando o manejo é mal feito.

De acordo com Forcelini, o mais importante consiste em realizar aplicações de fungicidas de maneira preventiva. “Quando necessário, a primeira passada na lavoura pode ser antecipada para a fase vegetativa da planta, afinal, os cuidados no cedo deixam a lavoura mais sadia e proporcionam uma boa largada. Manejo é essencial para um melhor resultado na hora da colheita”.

E o professor ainda faz um alerta: “na atualidade existem variedade de soja muito produtiva, mas isto as deixa extremamente suscetíveis às doenças. A isto, acrescenta-se o fato de que as cultivares são plantadas todos os anos nas mesmas áreas, o que acarreta aumento de doenças em virtude da falta de rotação de culturas”.

OÍDIO
Esta doença ataca a parte aérea da planta e pode aparecer em qualquer fase de seu desenvolvimento, sendo mais frequente na floração. A infecção se favorece do clima quente e úmido e a disseminação ocorre em períodos secos.
Como sequencia, as folhas secam e caem prematuramente, dando a impressão de que a lavoura foi dessecada. Para controlar o oídio, basta fazer aplicação de fungicidas via foliar.







FERRUGEM ASIÁTICA
A doença com maior poder destrutivo na cultura da soja se chama ferrugem asiática. E esta no foco das preocupações dos produtores, pois o seu principal dano é a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos, com consequente redução da produtividade.
O nível de dano que a ferrugem asiática ocasiona depende do momento em que ela incide na cultura, podendo chegar perto de 70%.
Com base nisso, o melhor método de combate é a aplicação de fungicidas via foliar realizadas preventivamente, ou seja, antes da ocorrência da doença.

DOENÇAS DE FINAL DE CICLO
Causadas por fungos, elas atacam folhas, hastes, vagens e sementes. Podem ser de diversos tipos, ocorre na mesma época e, devido ao momento em que a intensificação do ataque se sucede, são consideradas como um complexo de doenças de final de ciclo.
Os sistemas normalmente aparecem com maior intensidade na fase de enchimento de grãos. As condições climáticas que favorecem as ocorrências são chuvas frequentes e temperaturas entre 22 a 30 C.
A forma de controle inicia com o tratamento de semente e continua na aplicação de fungicida via foliar. O ideal é aplicar já nos estágios iniciais de desenvolvimento das plantas.

Fonte: Revista Atualidades COTRIPAL

Compartilhe

MANEJO ADEQUADO DE DOENÇAS NAS LAVOURAS DE SOJA REDUZEM PERDAS
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil