Notícias

15h19

POLETTO AFIRMA QUE PACOTE DO GOVERNO É PALIATIVO

No Informativo COTRIJUI (09.04.2006), programa dominical da cooperativa em cadeia de emissoras, o Presidente Carlos Poletto falou sobre o pacote lançado pelo Governo Federal em resposta à crise e mobilizações do setor agropecuário. “Apesar de termos um Ministro que conhece a agricultura, conhece bem o setor e é muito bem relacionado, infelizmente não consegue se impor diante do Ministério da Fazenda para conseguir o que o setor necessita realmente”.

Iniciou por afirmar que os R$ 1,2 bilhão anunciados para comercialização dos produtos do Programa de Preços Mínimos já foram parcialmente aplicados nos leilões do PEP para apoio aos programas de exportação do arroz e do trigo, dos quais a própria COTRIJUI participou. “Mesmo que tais recursos fossem liberados agora – e não é o caso – não teriam aplicações ou efeitos no caso da soja. Então é um engodo”, frisou o Presidente da COTRIJUI.

Quanto à prorrogação de débitos relacionados a investimentos, ainda na dependência de voto do Conselho Monetário Nacional, Poletto acredita que isso ajuda, mas que o pacote só acena com prorrogação dos empréstimos de custeio mediante a comprovação de dificuldades, após estudo caso por caso, tudo relacionado aos bancos. “E qual a alternativa que têm os demais 70 por cento dos produtores que financiam suas atividades através das cooperativas ou outras empresas? Nenhuma”, responde, para afirmar que as medidas do pacote são paliativas.

Para reforçar seu ponto de vista de que o pacote não veio solucionar os problemas do setor primário, Carlos Poletto enfatizou que “sequer se discutiu a prorrogação das contas do PESA e da securitização dos produtores e das cooperativas e inclusive do próprio RECOOP (Programa de Revitalização das Cooperativas Agropecuárias). Vê-se que o pacote não traz um só ponto em seu conteúdo que trate do presente ou o futuro algo no sentido de melhorar a renda, pela melhoria dos preços ou por ações que levem a redução dos custos. O mesmo se diz quanto às tarifas públicas, sobre as quais o governo (federal) tem gerência”, enfatizou Poletto, pois nada nesse sentido integrou as medidas anunciadas. O líder cooperativista conclui dizendo: “Chegamos a triste conclusão, depois de analisar as medidas, que este esperado pacote não passa de um ‘pacote vazio’, infelizmente. Pior ainda é que depois de ampla divulgação, as populações urbanas de nossos grandes centros, imaginarem que os produtores estão recebendo grandes benefícios com recursos públicos gerados pela sociedade, o que não é verdade. É lamentável o tratamento que o setor agrícola vem recebendo”.

Ao encerrar sua participação no programa de rádio, O Presidente da COTRIJUI deixou transparecer mais uma vez sua preocupação com o futuro das atividades, pois nem essa crise sem precedentes sensibiliza as autoridades para tomarem medidas concretas. No entanto, conclamou o quadro associativo a permanecer coeso, pois a COTRIJUI não cessa na busca de respostas que viabilizem seus esforços e investimentos. Repetiu o que havia dito em cada uma das reuniões de safra: que os associados entreguem sua safra para COTRIJUI, assegurando a continuidade dos programas agropecuários com fornecimento de insumos e serviços.

Compartilhe

POLETTO AFIRMA QUE PACOTE DO GOVERNO É PALIATIVO
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil