O verão começou às 09h11min desta sexta-feira e será neutro, sem atuação de El Niño ou La Niña. Para se ter uma ideia de quão raro a neutralidade tem sido, a última vez que tivemos isto foi em 2004.
Sem El Niño ou La Niña fatores locais passam a ser importantes.
O Atlântico mais quente que o normal, por exemplo, tem ajudado nas chuvas mais intensas que o normal desde novembro, algo que deve prosseguir até 15 de janeiro. Entretanto, o fator fundamental é o bloqueio atmosférico. Este fenômeno consiste em ventos fortes a mais de 10 km de altura e que tendem a estacionar as frentes frias sobre o Rio Grande do Sul, algo que por sua vez, gera grande acumulado de chuva.
Tudo indica que este bloqueio deva romper a partir da segunda quinzena de janeiro, fazendo com que os períodos de tempo seco fiquem bem mais longos. Não teremos uma seca como no início de 2012, mas a soja corre algum risco caso tenhamos coincidência de florada ou enchimento de grão com estes períodos mais secos.
Portanto, desde a primavera, vivemos em um tobogã, com chuvas fortes alternadas com períodos de tempo seco. No verão nada mudará. Continuaremos com estas variações.
Com relação à temperatura, como os dias de tempo seco serão mais frequentes, a expectativa é de calor acima da média na região de Ijuí.
Fonte: Celso Oliveira - SOMAR Meteorologia