sexta-feira - 21/12
Às 9h11min desta sexta-feira começa o verão, e a previsão é de um dia chuvoso e com temperaturas mais baixas que nos últimos dias sobre o Rio Grande do Sul. Durante a madrugada e a manhã ainda há potencial para temporais principalmente na metade norte do Estado, acompanhados de trovadas e rajadas de vento que podem passar dos 80 km/h, mas entre a Serra e o Litoral Norte não se descarta o risco para temporais durante o período da tarde. Além disso, para alguns municípios do Estado há previsão de acumulados de chuva de até 100mm. No Extremo Sul gaúcho, não há previsão de chuva, e com isso o dia fica seco e o sol predomina entre nuvens. Uma vez que avança pelo Sul, a frente fria perde intensidade, mas ainda assim propaga nebulosidade sobre todas as áreas do Estado de Santa Catarina e do Paraná. Sobre a faixa oeste, as pancadas de chuva começam logo cedo, com potencial para trovoadas e ventos fortes. No final do dia, as chuvas ganham intensidade sobre a faixa leste, assim há potencial para temporais isolados sobre a região, com trovoadas e ventos fortes que podem trazer transtornos. Além disso, o tempo continua abafado sobre Santa Catarina e o Paraná.
sábado - 22/12
No sábado, o tempo volta a abrir sobre o Rio Grande do Sul.O dia até começa com temperaturas mais amenas em relação aos últimos dias, mas à tarde devido ao predomínio do sol, a temperatura se eleva e faz calor. No final do dia, a nebulosidade volta a aumentar sobre o Extremo Norte e na Serra gaúcha, com isso há condição para pancadas rápidas e isoladas no final do dia. A frente fria avança para o Sudeste, mas o tempo ainda fica instável sobre Santa Catarina e o Paraná. Além disso ainda há condição para temporais isolados. Por conta dos ventos que sopram do quadrante sul, as temperaturas já não se elevam tanto quanto nos últimos dias, mas mesmo assim, ainda faz calor à tarde.
Previsão estendida
No domingo, o calor retorna ao Estado gaúcho, com isso no final do dia, nuvens mais carregadas se formam provocando pancadas rápidas e isoladas de chuva entre as Regiões Norte, Oeste, Centro, Campanha e Extremo Sul. Entre Santa Catarina e o Paraná o sol aparece ao longo do dia, assim as temperaturas principalmente na faixa Oeste. À tarde a nebulosidade aumenta, trazendo chuvas rápidas e sem tanta intensidade em boa parte dos dois Estados. Entre a faixa leste do Paraná e Santa Catarina a nebulosidade varia, mas não há previsão para chuvas. Para os próximos dias (Véspera e o Dia de Natal), a tendência é de dias mais.No dia 24, chove forte no oeste e sul do Estado gaúcho, devido a chegada de uma frente fria. Já no dia 25 de dezembro, com o avanço do sistema pelo Estado, deve chover forte em todo o Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina e o Paraná.
Fonte: Somar Meteorologia