Notícias

12h00

COTRIJUI É DESTAQUE PELA RESPONSABILIDADE SOCIAL E VALORIZAÇÃO AMBIENTAL

Em solenidade na Sala de Eventos do Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro, o Presidente da COTRIJUI, Carlos Domingos Poletto recebeu na sexta-feira (10.02.2006) prêmio do Instituto Ambiental Biosfera. O ato também distinguiu líderes e instituições do país inteiro. Ao referir-se sobre a inclusão da COTRIJUI dentre os premiados, os responsáveis lembraram que o “Instituto Ambiental levou em consideração o importante trabalho empreendido pela cooperativa visando a otimização de projetos, ações e incentivos direcionados a valorização das áreas ambiental, de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social no âmbito nacional”.
A listagem dos escolhidos baseou-se em uma ampla enquete nacional que envolveu cerca de 1280 pessoas e instituições ouvidas em 132 municípios brasileiros. No que concerne ao âmbito da COTRIJUI a mesma foi escolhida em função das indicações recebidas nacionalmente. O IBRAE – Instituto Brasileiro de Estudos Especializados é que referenda o currículo dos indicados.
Para habilitar-se ao prêmio, a COTRIJUI enviou ao BIOSFERA relatório síntese das ações que vem empreendendo junto ao quadro social e de colaboradores, onde fica evidente o foco na defesa do ambiente natural no sentido de preservar e melhorar a qualidade de vida no campo.

PERFIL DA COTRIJUI
Destaque Nacional em Meio Ambiente
BIOSFERA e IBRAE

Distinguida em 2005 com o Troféu Folha Verde, pela Assembléia Legislativa do RS, a COTRIJUI tem 48 anos, 15 mil famílias associadas e 1.600 colaboradores. Focada na missão de “construir o caminho da satisfação dos associados, colaboradores e clientes”, a COTRIJUI, por orientação e determinação de sua Diretoria, coordenada pelo Diretor Presidente Carlos D. Poletto, prioriza ações que preservem o Meio Ambiente com Desenvolvimento Sustentável. Nesse perfil, cumpre destacar:

1.- Programa de Qualidade COTRIJUI Rural – Projeto de conotação social e econômica que visa implementar um processo de melhoria na qualidade de vida dos associados, com emprego de ferramentas que auxiliam no processo de gerenciamento, organização, melhoria e padronização das atividades nas empresas rurais. Inicialmente (2004) envolveu famílias cooperadas de produtores de grãos e de leite. Em 2005 o PQC Rural chegou aos suinocultores. Facilitou na execução das tarefas, reduziu e eliminou falhas eliminando desperdícios, reduziu riscos gerenciais e climáticos, ajustou tecnologias agregando renda na propriedade e melhorou o ambiente de trabalho;

2.- Projeto Escola no Campo – Ao enriquecer o currículo escolar, o Projeto Escola no Campo previne educando.Sem deixar o ambiente escolar e interagindo com as famílias, os pequenos cidadãos são conscientizados da importância da preservação do meio ambiente; da necessidade de produzir alimentos saudáveis, bem como conscientizar as crianças do meio rural no sentido de orientar o uso correto e seguro de produtos químicos por parte dos adultos de sua convivência. A soma desses fatores interage para que as crianças sintam orgulho de pertencerem a uma comunidade que produz alimentos seguros. Já com três anos de ação, são 17 as escolas públicas envolvidas, com mais de 800 alunos participantes em 08 municípios da área de atuação da Cooperativa;

3.- Plantio Direto na Palha – Sistema de manejo do solo que teve crescimento vertiginoso na área de ação da COTRIJUI nos últimos 10 anos e é uma prática consolidada, sob a administração do Presidente Carlos Poletto. Mais de 300 mil hectares são cultivados dessa forma, reduzindo a erosão do solo, retendo maior umidade e melhorando a qualidade da água dos rios. O Plantio Direto é responsável por uma economia anual de R$ 58 milhões, antes desperdiçados com a perda de solo e nutrientes por erosão;

4.- GATD – Grupos de Assistência Técnica Dirigida. O estabelecimento de metas de produção, produtividade e o desempenho econômico das propriedades levaram a COTRIJUI a organizar, em 1999, grupos de produtores dispostos a potencializar a atividade. Disponibilizando um profissional exclusivo para cada grupo, a COTRIJUI possui hoje um bom valor agregado aos associados participantes, que conseguem gerenciar melhor suas atividades, reduzindo os custos de produção e aumentando o rendimento. Nos grupos dos produtores de grãos assistidos dessa forma, a produtividade teve um incremento de 25% em relação aos demais e na pecuária leiteira, cresceu 22 pontos percentuais;

5.- Recolhimento de Embalagens – Não apenas em respeito à legislação, mas como parte de seus programas de produção, a COTRIJUI recolheu em 2004/2005, mais de 210.000 embalagens de defensivos tríplice lavadas, encaminhando-as ao local receptor. Dessa forma a Cooperativa está contribuindo para a redução do impacto ambiental participando desde a orientação correta de uso, até a destinação final das embalagens;

6.- Tratamento de Efluentes – Com o objetivo de atender à legislação ambiental e seguindo suas políticas o frigorífico da COTRIJUI, investiu R$ 1.000.000,00 numa Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que visa tratar a água utilizada no processamento industrial, antes de devolvê-la à natureza. A eficiência do tratamento é monitorada mensalmente, através do envio de amostras do efluente ao laboratório da Organon Tecnologia Aplicada.

7.- Campo Tecnológico – Em 7 anos foram conduzidos mais de 150 trabalhos demonstrados para mais de 14.000 produtores e alunos de Escolas Técnicas, com objetivos de validação de tecnologias. Visando uma agricultura sustentável que conserve os recursos naturais, através da redução da perda de solo, da melhoria da qualidade das águas e da preservação da fauna e flora.

8.- Repovoamento de alevinos nos rios – Como parte de um projeto de melhoramento das águas e repovoamento dos rios, respeitando as margens e a mata ciliar, a COTRIJUI por mais de duas décadas concentrou matrizes em sua Estação de Piscicultura, repassando os alevinos aos produtores para a criação em açudes. Passo seguinte, pela melhora das condições do habitat natural, espécies nativas entraram em fase de reprodução induzida e os alevinos foram distribuídos nos rios da bacia hidrográfica regional. Essa ação, repetida a cada ano, se dá em paralelo a campanhas de conscientização de estudantes do meio rural e suas famílias, pela importância do resgate da qualidade dos mananciais de água. A prática de repovoamento dos rios continua, sempre com o apoio da COTRIJUI.

Dentre outros, também receberam o prêmio do Instituto Ambiental Biosfera os Senadores Almir Lando e Bernardo Cabral, ex-ministros; Ivan Zurita, Presidente da Nestlé; José Manoel Cabral de Souza, Chefe Geral da EMBRAPA e Luiz Fernando Cirne Lima, Diretor Superintendente da COPESUL – Companhia Petroquímica do Sul. O Presidente Carlos Poletto se fez acompanhar do colaborador Carlos Atkinson, Coordenador do Escritório de Qualidade da COTRIJUI, encarregado de propor e desencadear as ações enumeradas pelo Instituto Biosfera.

Compartilhe

COTRIJUI É DESTAQUE PELA RESPONSABILIDADE SOCIAL E VALORIZAÇÃO AMBIENTAL
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil