Notícias

17h04

COTRIJUI REPROGRAMA CRESCIMENTO ORDENADO

Diretoria, conselheiros de administração e fiscal, representantes e membros das comissões de produção, além da área gerencial da COTRIJUI, reuniram-se no último dia 27 na AFUCOTRI, para repensar as ações da cooperativa e discussão e aprovação do Plano de Metas 2006. Trata-se do 16º Seminário de Planejamento do período administrativo de Carlos Poletto, iniciado em 1995.

Ao abrir os trabalhos, Poletto reforçou o modelo de administração por diretrizes, a forma mais democrática de levar em conta e defender os interesses dos mais de 16 mil associados, além de socializar as decisões e a forma de realizá-las. Referiu-se ao sacrifício que o setor produtivo enfrenta como resultado da seca com a baixa rentabilidade nas atividades dos produtores e conclamou a todos para contribuírem na retomada do crescimento, mesmo com ritmo diferente do esperado.

Apresentou aos participantes o palestrante convidado, Caio Cezar Fernandes Vianna, presidente da CCGL, Cooperativa Central Gaúcha de Leite que completa seu 30º aniversário de fundação em 2006, tendo a COTRIJUI como sócia fundadora e uma das 18 atuais associadas. Caio iniciou sua fala dizendo que “um seminário como este, para nós dirigentes, é como beber água da fonte”. Falou da trajetória de crescimento da central de leite e derivados, a venda das indústrias e detalhou, pormenorizadamente, as negociações que possibilitaram a CCGL manter o Terminal Graneleiro “Luiz Fogliatto” sob seu domínio e ainda passar a administrar com a mesma competência o TERGRASA, arrendado do Estado.
Falou do retorno da CCGL à produção de leite, com investimento definido para a construção de uma indústria em Cruz Alta, cujas obras devem iniciar em março próximo. Também discorreu sobre as conquistas voltadas aos interesses dos produtores, através da pesquisa da Fundacep, citando em especial a primeira variedade de soja transgênica, a Fundacep 39.

Ao retomar os trabalhos, o presidente Carlos Poletto fez entrega de uma lembrança ao palestrante convidado. Em homenagem e reconhecimento ao pioneirismo do ex-presidente da COTRIJUI, Luiz Fogliatto, idealizador do Terminal Graneleiro, estiveram presentes a esta primeira parte do seminário o Dr. Rogério Souza e sua esposa, Leda Fogliatto Souza, representando a família Fogliatto.

Em seqüência, o presidente da COTRIJUI traçou uma retrospectiva do ano agrícola de 2005, que dizimou as lavouras de verão pela estiagem. Contrapôs o que havia sido planejado para aquele ano e o que, efetivamente, foi possível realizar. Projetou um faturamento de R$ 620 milhões para 2006, discriminado as origens entre recebimento de produção, comercialização de sementes, insumos e supermercados.

Separados em grupos, os participantes do Seminário de Planejamento se ocuparam de assuntos estratégicos da cooperativa, a curto e longo prazos. Sobre as conclusões, o presidente Carlos Poletto assim se manifesta:

“Tivemos um Seminário de alto nível, com presença maciça dos convocados, iniciando com uma palestra muito esclarecedora e positiva para o Cooperativismo Agropecuário.
Para a COTRIJUI, ficou evidente no resultado dos trabalhos das lideranças a tendência de apoiar avanços e melhorias nas atividades agroindustriais que visem agregar renda e segurança nas atividades dos produtores, especialmente em ações integradas.”

Compartilhe

COTRIJUI REPROGRAMA CRESCIMENTO ORDENADO
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil