quarta-feira - 12/12
Mesmo com o afastamento da frente fria do Sul do Brasil nesta quarta-feira, o tempo permanece instável nesta Região. Isto porque, áreas de instabilidade associadas a frente fria ainda atuam na Região e deixam o céu encoberto desde o centro do Rio Grande do Sul até o Paraná. Estas mesmas instabilidades, provocam chuva nos três Estados da Região ao longo do dia e, embora o potencial para temporais seja menor que na terça-feira, ainda chove forte no leste do Paraná e oeste do Rio Grande do Sul. E como a passagem da frente fria não provocou uma mudança significativa nos padrões de vento, o dia começa com temperaturas agradáveis mas a tarde novamente será de muito calor em toda a Região.
quinta-feira 13/12
Na quinta-feira o tempo segue instável e com previsão de chuva na maior parte da Região, a exceção novamente fica por conta do sul gaúcho. As áreas de instabilidade que se formam entre o Paraguai e a Argentina ganham força e, com isso, aumenta o risco de temporais, principalmente no oeste da Região onde há o risco de queda de granizo e os ventos chegam a 60km/h. Vale salientar que, se comparado com a terça-feira, os temporais serão menos intensos e mais localizados. E com o aumento da nebulosidade, teremos uma redução das temperaturas máximas mas, mesmo assim, segue fazendo calor no sul e norte da Região.
Previsão estendida
Somente na sexta-feira, com a entrada de uma massa de ar mais seco, o tempo volta a ficar firme e o sol predomina no Rio Grande do Sul e, somente no norte do Estado, o tempo segue instável, com presença de nuvens e previsão de chuvas isoladas. Em Santa Catarina e no Paraná, mais um dia com previsão de chuva. No Estado catarinense, ela já vem de forma mais fraca e isolada mas, no Paraná, ainda há condição para chuvas fortes e temporais na faixa leste, inclusive na Região Metropolitana de Curitiba. No fim de semana, nada muda na Região e o tempo segue instável e com condição para chuvas a qualquer momento do dia em Santa Catarina e no Paraná. Novamente, as chuvas mais intensas e o maior risco de temporais se concentram no Estado paranaense, principalmente ao longo da divisa com São Paulo. No Rio Grande do Sul, o fim de semana será de sol entre nuvens e calor. A partir do começo da próxima semana, uma nova frente fria chega a Região e provoca chuvas generalizadas entre a terça e sexta-feira.
Fonte: Somar Meteorologia