terça-feira - 11/12
A formação e passagem de um ciclone extratropical na madrugada desta terça-feira sobre o Rio Grande do Sul, provoca intensos temporais, com chuva intensa, trovoadas e até mesmo queda de granizo. Os ventos passam dos 100km/h causando transtornos em diversos municípios do Estado. No decorrer do dia ocorrem alguns períodos de melhoria, mas mesmo assim a temperatura entra em declínio em relação ao dia anterior. Ao longo do dia, o sistema avança rápido pelo Rio Grande do Sul e no final do dia na metade Sul do Estado não há mais previsão de chuvas. Entre Santa Catarina e o Paraná, oor conta dos ventos quentes que sopram do quadrante norte, o dia já começa abafado. Há previsão para pancadas de chuva sobre o oeste do Estado desde o começo da manhã, devido ao avanço de um ciclone extratropical, assim o tempo fica instável sobre o Santa Catarina e o Paraná. No decorrer do dia o sistema vai avançando sobre os Estados, causando pancadas de chuva generalizadas . Além disso, há potencial para temporais isolados com trovoadas, principalmente na faixa oeste. Mesmo com o tempo mais fechado, ainda faz calor.
quarta-feira - 12/12
Na quarta-feira o ciclone extratropical se desloca para o oceano, mas mesmo assim há condição para chuvas sobre a metade norte do Rio Grande do Sul, atingindo as Regiões oeste, centro e norte. Há condição para chuvas desde as primeiras horas do dia, principalmente na Região da fronteira com a Argentina.Na quarta-feira, o tempo segue instável e com chuvas a qualquer momento do dia entre o Paraná e Santa Catarina. Entretanto, no decorrer do dia as instabilidades perdem força, e com isso ocorrem períodos de melhoria na condição de tempo. Além disso, às temperaturas durante à tarde continuam elevadas, causando sensação de abafamento na maioria dos municípios.
Previsão estendida
Volta a chover na quinta-feira sobre o oeste, centro e norte do Rio Grande do Sul. As primeiras chuvas ocorrem ainda pela manhã na fronteira com a Argentina, e logo se espalham pelo Estado no decorrer da tarde e noite. Mesmo com a chuva, a temperatura volta a subir, causando sensação de calor. Entre o Paraná e Santa Catarina, na quinta-feira, volta o potencial para temporais sobre o oeste, devido ao avanço de novas áreas de instabilidade que se propagam do Paraguai e da Argentina. Nas demais regiões, há condição para chuvas, mas que acontecem de forma mais isoladas. Entretanto, no final do dia há potencial para temporais e transtornos na faixa leste dos dois Estados. Nada muda até o fim da semana, assim os próximos dias serão de calor no Rio Grande do Sul e pancadas de chuva que sempre atingem preferencialmente o noroeste do Estado. Já para Santa Catarina e o Paraná, a tendência para o decorrer da semana, é de bastante variação de nebulosidade, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia por conta de áreas de instabilidade. Além disso, o tempo continua bastante abafado.
Fonte: Somar Meteorologia